Você mesma pode esticar, puxar e empurrar para longe aquela ruguinha intrometida que aparece de repente. A esteticista Isabel Piatti, da Academia Brasileira de Estética Científica, aponta os caminhos para uma massagem facial que promete deixar sua pele renovada.

Como não amar esta técnica?

Além de relaxar e rejuvenescer, a massagem facial aumenta a oxigenação sanguínea e o sistema circulatório, melhorando o tônus e a definição da pele. Os movimentos estimulam a produção de colágeno e elastina, proteínas que ajudam a deixar a região do rosto mais firme e nutrida. Isabel aconselha a fazer uma vez por dia. “Ela é indicada para peles desvitalizadas, que apresentam flacidez e perda muscular, com presença de rugas e marcas de expressões profundas”, explica. Vamos deixar a flacidez e linhas de expressões no passado?

Mãos à obra!

Movimento no colo: do centro para o ombro usando os dedos polegares, indicadores e médios (repetir 3X).

Movimento no pescoço: de baixo para cima, com movimento estilo amassamento (repetir 3X).

Movimento no queixo: prensar o músculo e deslizar até a orelha em toda extensão da mandíbula (repetir 3X).

Movimento da boca: deslizar um dos dedos das mãos ao redor dos lábios nos dois sentidos, depois levantar a ponta do nariz com movimentos alternados (repetir 3X).

Movimento na mandíbula: no sentido da mandíbula até o olho, deslizar os dedos profundamente de baixo para cima (repetir 3X).

Na região em que se forma o “sorriso triste”: massagear com pressão forte de baixo para cima no sentido do queixo, até a aba do nariz (repetir 3X).

Movimento na maçã do rosto: pinçar o músculo e massagear para cima (repetir 3X).

Movimento no músculo frontal e marcas de expressões na testa: deslizamento da região frontal com toda a palma da mão, fazendo pressão forte da sobrancelha para o couro cabeludo (repetir 3X).

Pele lisinha, lisinha

Na hora da massagem, aplique produtos faciais ricos em ômega 3 e ácidos graxos que favorecem a nutrição e renovação celular. Invista em produtos com extrato de coco, manteiga de cupuaçu, manteiga de karité e óleo vegetal.

Isabel Piatti é esteticista da Academia Brasileira de Estética Científica
Kiki
Autor

Deixe um comentário

X