Estar em dia com a saúde e beleza da pele é o que toda mulher deseja, não é mesmo? Para isso, algumas dicas são fundamentais para que as unhas, a pele e os cabelos recebam a atenção e os cuidados necessários.

Dra. Carla Albuquerque, dermatologista e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia, lista alguns mitos e verdades sobre o assunto. Aprenda!

1. Depilação com cera tira o “bronzeado” da pele?
Mito. A depilação com cera não tira o bronzeado, mas pode resultar numa discreta alteração da cor, uma vez que esse método remove (eventualmente) a camada mais externa da pele.

2. É bom dar um tempo no esmalte de vez em quando para a unha respirar?
Verdade. É importante deixar de usar esmalte alguns dias, pois o uso contínuo desses produtos pode deixar a unha desidratada, quebradiça e com manchas brancas. A hidratação deve ser feita com as unhas sem esmalte ou base, de duas a três vezes ao dia.

3. Aplicar óleos na pele evita estrias?
Mito. Os cremes que contém óleo de rosa mosqueta, óleo de semente de uva e óleo de amêndoas, ajudam na prevenção de estrias, pois conferem uma maior elasticidade à pele. No entanto, não impedem 100% o aparecimento delas.

4. Compressas de pepino podem ser usadas para clarear as olheiras?
Mito. O pepino gelado causa uma constrição dos vasos das olheiras, podendo suavizar momentaneamente o aspecto das mesmas. O que melhora temporariamente o aspecto das olheiras não é o pepino em si, mas a temperatura gelada.

6. Maquiagem envelhece a pele.
Mito. O excesso de maquiagem não envelhece a pele, mas quando não é retirada adequadamente, pode causar irritações e obstruir os poros da pele, favorecendo o surgimento de cravos e espinhas. O demaquilante é fundamental para ter uma pele jovem e saudável.

7. Lixar os pés faz mal para saúde deles.
Verdade. Lixar os pés não deixa de ser um tipo de agressão à pele, que pode reagir ficando ainda mais grossa para se proteger. O ideal é hidratar bem o local e preferir esfoliantes específicos para essa região.

8. Grávidas têm menos pelos durante a gestação.
Mito. Algumas gestantes podem até achar que estão com mais pelos durante essa fase. Isso se deve às alterações hormonais próprias desse período, que prolonga a fase de crescimento dos cabelos e pelos. Mas essas alterações são temporárias e tendem a normalizar após o parto.

Kiki
Autor

Deixe um comentário

X