Dê aos pés cansados o tão merecido descanso

0
104
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Discretos e fiéis aos seus donos, eles sustentam toda a estrutura do corpo e pouco reclamam, mesmo quando são sujeitos a pequenas torturas, como saltos altíssimos ou tiras apertadas. Pior ainda: quase nunca recebem a atenção que deveriam ter. Mas saiba que tratá-los bem não é nada complicado. A recompensa? Pés lindos e admirados por todos, ainda mais que o verão está logo aí…

 Ritual de limpeza

Para a podóloga Eni Lima, à frente da Casinha do Pé e coordenadora do 9º Congresso de Podologia da Beauty Fair, há cuidados básicos que devem ser tomados diariamente. “Durante o banho, devemos escovar as unhas e a planta dos pés, uma rotina tão importante quanto a que fazemos com os dentes”, diz ela, acrescentando que é fundamental secar muito bem entre os dedos – de preferência, com papel higiênico, para poder descartá-lo, ou então com secador em temperatura fria. Vale lembrar que a umidade e o calor são fatores essenciais para o desenvolvimento de fungos. Por isso, secar os pés com cuidado é uma das maneiras de evitar o problema.

Esfoliação? Sim!

A esfoliação, importante para eliminar as células mortas, é outro procedimento que deve ser realizado periodicamente, mas não com muita frequência, para evitar que a pele fique fina demais. “Uma vez por mês é o ideal”, indica a podóloga.

O momento certo para hidratar

Em relação à hidratação, a dica é passar o creme por todo o pé, evitando apenas entre os dedos, para que não fiquem úmidos por muito tempo. E pode utilizar hidratantes comuns, do dia a dia, a não ser em casos de rachaduras ou outras patologias, em que, geralmente, são indicados produtos específicos com prescrição médica.

O melhor momento para realizar a hidratação? “À noite, antes de dormir, naquela hora de ler algum livro, assistir à TV… Para potencializar o resultado, é possível enrolar os pés em papel filme ou saquinho plástico”, dá a dica.

 Porque relaxar é preciso…

Se houver um tempinho extra, que tal fazer um bom relaxamento? Eni ensina: “para realizá-lo é preciso alongar os músculos do pé, se possível logo pela manhã e antes de colocá-los no chão. Ainda na cama, movimente os dedos para frente e para trás, fazendo o movimento de ‘amassar’ toda a extensão dos pés. Outro bom procedimento é pegar uma bolinha de tênis ou de borracha, colocá-la no chão e movimentá-la com os pés, para frente e para trás”.

E se você usar meias de algodão e sapatos confortáveis, seus pés vão agradecer ainda mais. No caso de probleminhas, que volta e meia podem acontecer, lembre-se: o podólogo é o profissional mais indicado para orientar a ter pés sempre saudáveis. Uma visita mensal ao profissional também ajuda a prevenir possíveis problemas.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor insira seu nome