Guia do cabelo afro: tudo para cuidar bem das madeixas

0
44
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Pode ser black power, curtinho, alisado ou escovado. O importante é que é seu! Seu crespo! Com toda a versatilidade e personalidade que um cabelo afro tem para oferecer. Mas pare de sair por aí desfilando suas madeixas poderosas sem os cuidados estarem em dia. Ficar atenta às novidades para ousar no visual também é importante! Os especialistas em cabelo afro Milena Roda, do salão Beleza VIP (SP), Wilson Faria, do Salão Etnic (SP), e Wilson Eliodorio, do WES Studio (SP), ensinam este check list básico para você levar sempre por onde for. Não vai esquecer de ticar todos os itens.

Tempo de hidratar

Muitas pessoas acreditam que a única forma de cuidado é hidratar com cremes. Mas nem sempre é o suficiente para devolver todos os nutrientes e vitaminas que o cabelo perde durante o dia ou em processos químicos.

Hidratação X Nutrição

A reconstrução traz de volta a massa e as proteínas nos fios, devolvendo rigidez e força aos cabelos. “Como a queratina é a principal proteína que compõe os fios, é muito importante realizar recarga de queratina”, explica Wilson Eliodorio. Use cremes e produtos à base de queratina líquida.

Na nutrição o objetivo principal é promover a reposição da oleosidade natural. Use óleos vegetais, como argan e coco e manteiga de karitê, que podem ser adicionados aos cremes de hidratação e de pentear. A frequência pode ser de uma a duas vezes na semana.

Final feliz

Antes de ticar esse ponto da sua listinha, pense qual é o resultado que você espera: volumão ou cachos mais definidos? Pensou? Então, é hora de aprender como finalizar perfeitamente.

Mais volume, por favor

O segredo para ter o volume nas madeixas está na sutil arte de secá-los. Isso mesmo. “Para ter mais volume é necessário secar os fios de 80 a 100%, e em seguida esfregar a raiz dos cabelos e puxar para o alto. Se quiser, jogue o jato do secador na raiz com a temperatura quente e depois fria”, indica Wilson Faria.

 Cachos sem segredos

Quem não curte muito o volume, pode apostar todas as fichas em métodos de texturização. O método ainda ajuda os cabelos que não formam cacho facilmente ou que está em transição. Os mais comuns são a fitagem e o dedoliss, muito usados pelas cacheadas e crespas para deixar o cacho bem definido.

Fitagem

O nome remete às fitas de cetim quando passamos tesoura para criar ondas.  O mesmo acontece com o cabelo. Divida o cabelo em partes e aplique um pouco de creme para pentear ou o ativador de cachos. Passe os dedos abertos em cada parte, separando “fitinhas” e depois aperte com as mãos fechadas os fios para estimular o cacho. Deixe secar, de preferência, naturalmente.

Dedoliss

As vantagens desse tipo de finalização é um cacho superdefinido, mechas sem frizz e mais facilidade para fazer o day after, pois o cacho não desmancha com facilidade.  Separe o cabelo em quatro partes. Passe o creme e separe mechas não muito largas, enrole no dedo, aguarde alguns segundos e solte. “Lembre-se de tirar o excesso de umidade com papel toalha ou camiseta de algodão”, ensina Wilson Faria. Depois de seco, separe mais mechas, formando novos cachos.

 

 

 

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor insira seu nome