Dê adeus aos cabelos ressecados

0
17
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Opacidade e pouco brilho são as principais características dos cabelos secos ou ressecados, devido à presença pequena ou quase nula de óleo na superfície dos fios. Além disso, eles não são maleáveis ao toque, têm pontas duplas ou quebradiças e passam a impressão de maltratados. Se suas madeixas apresentam esses sinais, saiba que elas necessitam de cuidados especiais para que se mantenham lindas e saudáveis.

Foto Shutterstock

Entenda o problema

De acordo com Tatiana Di Perrefli, dermatologista (SP), os cabelos secos normalmente são uma característica própria da pessoa, assim como a cor dos olhos. No entanto, algumas vezes, podem ser secundários a doenças como hipotireoidismo e deficiência proteica, ou até mesmo decorrentes do uso excessivo do secador sem proteção
e do contato direto com ambientes extremamente áridos, que “roubam” a umidade natural dos fios.

Além desses fatores, segundo Toninho Cândido, hairstylist do salão Lumière Internacional (SP), lavar os cabelos com frequência e dormir com eles ainda molhados são outros motivos para o surgimento da textura seca e ressecada.


Confira os equívocos mais cometidos e evite-os:

• Lavar os cabelos apenas uma ou duas vezes por semana é errado, pois isso pode gerar outros problemas como a caspa ou a dermatite seborreica, devido ao acúmulo de restos celulares, oleosidade e sujeira nos fios;
• Exagerar na quantidade de cremes para pentear também não é correto, já que esses produtos deixam resíduos nos cabelos, o que também origina dermatite seborreica em pessoas com uma predisposição para a doença.

Redobre a atenção

Os cuidados devem ser redobrados em mulheres que possuem cabelos secos e fazem algum tipo de química neles, como as colorações. Toninho aconselha a aumentar a frequência das hidratações. Já Tatiana complementa dizendo que usar produtos próprios para fios quimicamente tratados com a função de reconstrutores é o mais indicado.

Nada de água quente

Outro ponto que se deve levar em consideração é que com o clima úmido o cabelo tende a ficar mais “elétrico”. Assim, é importante cuidai* corretamente das madeixas durante o outono/inverno. “Evite tomar banhos muito quentes, pois eles ressecam ainda mais as pontas dos fios e deixam o couro cabeludo mais propenso a seborreia”, aconselha a dermatologista.

Invista em cosméticos

Aposte em produtos e cosméticos que contenham princípios ativos e nutrientes em sua fórmula que vão ao encontro das necessidades do cabelo, além de máscaras de tratamento, produtos com óleos naturais, à base de argan, manteiga de karité, aloe vera e leave-in, cosméticos que prometem devolver umidade natural às madeixas. “Fazer uma hidratação caseira semanalmente com cosméticos que tenham proteínas ou polímeros na composição ajuda a restaurar os danos à camada externa do fio”, afirma o cabeleireiro.

Lavagem ideal

Evite lavar os fios todos os dias. O ideal é que eles sejam lavados em dias alternados e sempre penteados para que a oleosidade da raiz vá para as pontas, o que melhora sua textura. “Após a utilização do xampu, aplique uma máscara hidra- tante e a deixe agir o tempo que for necessário. Em seguida, remova o produto. Então, passe um condicionador para fecharas cutículas e enxágue. Por fim, use um concentrado de pontas ou leave-in”, ensina a dermatologista.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor insira seu nome