Sorriso saudável

0
11
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Será que você realiza sua higiene oral de maneira correta? Aprenda como fazer a atividade e traga saúde para o seu sorriso.

Não é de hoje que um belo sorriso é considerado cartão de visita, além de ser um dos responsáveis por expressar as emoções que estamos sentindo. Portanto, para garantir a saúde bucal e manter os dentes bonitos e saudáveis alguns cuidados diários são indispensáveis. Descubra todos eles!

Higiene oral

Ela começa com a escovação. “Essa atividade deve ser realizada com suavidade e sem força, dente a dente, com movimentos circulares curtos, executados cerca de dez vezes. Além disso, a escova sempre deve ter cerdas ultramacias e em grande quantidade para realizar a tarefa de forma eficaz e sem traumas”, ensina Hugo Roberto Lewgoy, mestre e doutor em Odontologia (SP).

No entanto, não é só a escova dental que garante uma boa higiene oral. Escovas interdentais, escovas unitufo, cremes dentais, fio dental e enxaguatórios são imprescindíveis para um sorriso deslumbrante. “As escovas dentais fazem a limpeza das superfícies dos dentes; as interdentais são ideais para uma limpeza da região entre os dentes; a unitufo serve para retoques e limpeza das gengivas; os cremes dentais auxiliam no combate das cáries; o fio dental tem a função de remover os detritos alimentares c realizar a limpeza dos dentes em locais onde as escovas não alcançam e. por fim, os enxaguatórios são produtos bactericidas que devem ser usados em conjunto com a escovação e ajudam a combater a placa bacteriana”, explica o especialista.

Escovação Ideal

Muitas pessoas não sabem, mas existe uma relação direta entre a má higiene bucal e algumas doenças. Segundo o dentista, micro-organismos da cavidade oral podem se disseminar para outras áreas do corpo, por meio da corrente sanguínea, provocando infecções em órgãos vitais. “Entre muitas doenças, cárie e problemas gengivais podem estar relacionadas com o AVC, infarto, diabetes, câncer oral e distúrbios gastrointestinais”, destaca.
Sendo assim, o indicado é realizar a escovação de duas a três vezes durante o dia todo. “A noturna é a mais importante, deve ser realizada de forma minuciosa e por um tempo adequado. Reserve cerca de 10 a 15 minutos para a execução da tarefa”, aconselha Hugo. Além disso, é sempre válido consultar um profissional de confiança.

Atenção mamães!

Nos bebês, a recomendação é que, após a mamada, se passe uma gaze ou uma fralda umedecida com água filtrada na gengiva e na língua da criança para retirar os resíduos do leite. Já a partir do nascimento dos dentes, por volta dos seis meses de idade, é essencial que a higiene bucal da criança seja feita por meio de uma dedeira, molhando-a num copo de água e passando por toda a boca do bebê. “Procurar desenvolver nas crianças o hábito da escovação de uma formo divertida, prazeroso e com responsabilidade é essencial. Até os seis ou sete anos de idade, elas ainda não desenvolveram completamente a sua coordenação motora, sendo assim, é fundamental que os pais ou responsáveis chequem e realizem um ‘reforço’ na tarefa diariamente”, finaliza Hugo.

Limpos já!

Confira seis dicas para manter os dentes sadios:
1. Não utilize escovas com cerdas duras, pois elas provocam o desgaste do esmalte dental e a retração gengival;
2. Troque sua escova dental a cada dois meses;
3. Evite escovar os dentes com uma frequência exagerada. 0 importante é a qualidade e não a quantidade;
4. Não use grande quantidade de creme dental, pois ele promove a desorganização da placa bacteriana;
5. Espere, no mínimo, 30 minutos após as refeições para escovar os dentes, pois é o tempo necessário para a saliva agir e neutralizar o pH dos alimentos;
6. Quando não tiver tempo de escovar os dentes, faça bochechos com água.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor insira seu nome