Saiba o que fazer para ter o cacho perfeito

0
124
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A ditadura da chapinha acabou já faz um tempo. Agora, as mulheres podem exibir os seus fios naturais e cacheados sem medo de ser feliz. Porém, algumas dúvidas podem surgir, principalmente se você ficou anos escrava de alisamentos e nem lembrava mais como eram os seus cachos. O hairstylist Wilson Eliodorio vai ajudá-la a entender e resolver 8 dilemas sobre suas novas madeixas.

Cachos de tamanhos e textura diferentes

 É muito comum as mulheres terem mais de um tipo de fio na cabeça. No caso das cacheadas, isso é perceptível porque em alguns locais o cacho é mais aberto e em outros bem fechados. Isso é normal e acontece por conta da nossa mistura de raças. Wilson diz que uma das alternativas para uniformizar os cachos é fazer selagem capilar, que ainda ajuda a diminuir o volume. Você também pode recorrer à escova progressiva somente nas regiões em que o cabelo for muito crespo. “Mas pondere muito com o profissional para não ter surpresas”, avisa.

 Descolorir os fios e perder a definição dos cachos

Querer ser uma cacheada loira tem essa desvantagem. Logo depois do processo químico, os cachos perdem a definição. “A amônia é um dos elementos mais usados para alisamento. Mesmo na coloração, ela acaba influenciando na textura original do fio”, diz Wilson. O hairstylist aconselha a usar oxidantes leves e transformar a cor aos poucos: “Prefira vários processos suaves a um forte, e um bom espaço de tempo entre eles também é recomendado.” Para recuperar o encaracolado do cabelo só com muita nutrição. Hidrate-os toda semana e use bastante ativador de cachos.

 Raiz oleosa e pontas secas

 O cabelo misto também é muito comum nas cacheadas, já que o cacho muitas vezes não deixa a oleosidade chegar às pontas, concentrando-se apenas na raiz e deixando as extremidades secas. Por isso, exige atenção específica para manter o equilíbrio. Wilson recomenda hidratar os fios antes, durante e depois da lavagem. “Antes de entrar no chuveiro, aplique um óleo capilar apenas no comprimento e pontas dos fios. Durante o banho, passe o xampu direto no couro cabeludo e massageie com intensidade. Use uma máscara para potencializar o poder de hidratação dos fios. Na finalização, não se esqueça do creme de pentear. Ele também ajuda na maciez dos fios, mas nada de aplicá-lo na raiz.

Volume de mais

Há quem goste dos seus cachos bem armados. Se você não faz parte desse time, pode apostar na técnica da fitagem. Além de ajudar a controlar o volume dos fios, também traz mais definição para o cacheado. Nesse método não se usa pente na finalização, apenas a própria mão. Assim que aplicar o creme de pentear, você penteia a mecha com os dedos no sentido da nascente dos fios. Por exemplo: os da nuca para baixo, o do topo da cabeça para cima e das laterais para o lado. Depois amasse com as mãos e seque com difusor.

Day after

 Esse é um termo muito usado pelas cacheadas para se referir ao cabelo depois de uma noite de sono. No day after você tem que conseguir modelar os fios, reativando os cachos, sem precisar lavá-los novamente. Muitas mulheres usam a misturinha de água + creme de pentear e borrifam nos fios, depois amassam com as mãos, procurando devolver a forma, e secam com o difusor. Porém, já há no mercado bons sprays ativadores de cachos para usar nesses casos. De acordo com Wilson, fronha de cetim ou touca da cintura da meia calça na cabeça também podem ajudar a deixar as madeixas mais bonitas no dia seguinte.

Transição capilar

 Deixar de lado o alisamento não é uma decisão fácil. Mas ao tomá-la, deve ter consciência de que não será um processo fácil e rápido. “Requer tempo e paciência. “Infelizmente, os cabelos não retomam a sua forma original. A saída é esperar crescerem novos até um comprimento que proporcione um corte de eliminação dos fios lisos”, afirma Wilson. “A hidratação é fundamental para que eles se mantenham saudáveis até a coragem do bigchop (corte curto que retira toda ou grande parte dos fios com processos químicos)”, completa Wilson. Você pode disfarçar a raiz que está crescendo com acessórios e penteados.

 Corte certo

 Os cortes repicados e em camadas são os mais indicados. “Essas técnicas, com barrados de 7 a 14 centímetros, são boas opções para o cabelo cacheado. Ajudam a controlar o volume, ao mesmo tempo que oferecem leveza e movimento às madeixas”, justifica Wilson. O hairstylist também indica cortar sempre com os fios secos. “Assim, previne surpresas”, diz. Quanto ao comprimento, para ele o ideal é que seja de médio a longo.

Cacheada com franja

 As franjas não são uma exclusividade das mulheres de fios lisos. As cacheadas também podem ter. “As versões laterais em degradê costumam funcionar muito bem, sempre na proporção adequada ao repicado e comprimento”, indica Wilson.

Wilson Eliodorio é beauty artist do Wilson Eliodorio Studio (SP) e embaixador da TRESemmé.

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor insira seu nome